Proteja-se de diversas pragas da internet

- Postado em Segurança
Mesmo com grande parte da população tendo acesso à informática, a grande maioria não entende que seus dados devem ser protegidos.

Seu sistema operacional fica exposto a diversos tipos de invasões porque diariamente são encontradas vulnerabilidades que podem comprometer o funcionamento do computador ou smartphone. Nesse caso a atualização tanto do sistema quanto dos aplicativos garantem um mínimo de proteção.
As pessoas talvez por falta de instrução ou desconhecimento não se aprofundam sobre o assunto deixando seus dados inseguros. Este artigo visa ser objetivo apresentando alguns programas úteis para seu computador.

O Windows® é o sistema operacional mais utilizado no mundo justamente pela sua facilidade. A maioria dos códigos maliciosos, incluindo vírus, adwares, spywares e rootkits são distribuídos pela internet com alvo neste sistema. Conheça um pouco sobre cada tipo e uma possível solução.

Vírus - são pequenos programas que podem executar várias tarefas, e dentre elas, excluir arquivos importantes do sistema ou dados do usuário. Para proteção recomedo a utlização de software antivírus gratuito Avira ou Avast.

Adwares - são programas, normalmente gratuitos, que instalam outros pequenos programas e que normalmente tem publicidade embutida. Para proteção recomedo a utlização de software SpyBot.

Spyware - são pequenos programas que tem o objetivo de monitorar o que você faz em seu computador e envia esses dados a quem o programou. Para proteção recomedo a utlização de software SpyBot.
Outros tipos - mesmo com a proteção dos dois programas informados acima, seu computador não está seguro, pois podem ocorrer invasões em que os softwares não detectem. O último ítem da lista de proteção é o firewall. Ele tem a função de bloquear a entrada de 'coisas' desconhecidas da Internet, e perguntar ao usuário o que fazer. Para proteção recomedo a utlização de software Comodo Free Firewall ou ZoneAlarm Free Firewall.

Para quem acha que tem muitos programas para instalar, você pode optar pela opção gratuita Comodo Internet Security.

Note que coloquei softwares gratuitos, mas se você quiser pagar por uma solução recomendo o Kaspersky Internet Security, a empresa é bem conceituada no mercado. Saiba um pouco sobre a empresa em Kaspersky A Empresa.

Separei alguns vídeos interessantes que lhe ajudarão no entendimento sobre o assunto.

Navegar é preciso


Os Invasores


Spam


A Defesa


Em suma, há muitos tipos de ataques na Internet, e portanto é necessário pelo menos tentar minimizar qualquer tipo de ataque por meio da informação. Conhecer as pragas virtuais e como se proteger é fundamental. Espero que tenha sido esclarecedor.

Quer conhecer mais sobre antivírus? Acesse virusnao.com.br.