Sites de Buscas Alternativos

- Postado em Internet

Não há dúvida que o site de busca mais utilizado no Brasil é o Google. Ele proporciona buscas inteligentes e revolucionou o modo tradicional que era via diretórios.

Porém se você é uma pessoa preocupada com os dados que são armazenados sobre o que você busca, ainda mais com a Lei de Proteção de Dados, deveria utilizar métodos alternativos, principalmente se deseja que os resultados não venham com censuras (mudanças no algorítimo ou decisão judicial) dependendo do termo ao qual procura.

O monopólio das BigTech Google e Bing/Yahoo! fazem com que novos entrantes no campo de busca tenham dificuldades de fazerem frente aos altos investimentos dessas empresas, além de paralizarem o avanço da tecnologia devido a práticas anti-competitivas [+].


Motores de Busca

Nessa categoria são listados sites que possuem índice próprio.

Gigablast

Inciado em Março de 2002 por Mathew Wells, com datacenter em Novo Mexico (Estados Unidos), o Gigablast é um motor de busca escrito em C/C++ que possui sua própria base de indexação.

Em Março de 2002 tinha 298 mil páginas indexadas, e em março do ano seguinte já contava com 150 milhões. Foi criado para utilizar pouco hardware e para indexar até 200 bilhões de páginas.

Em Janeiro de 2005 o número de páginas indexadas saiu de 650 milhões para 1 bilhão, e em maio dobrou para 2 bilhões.

Em Dezembro de 2008 já haviam 4.7 bilhões de páginas indexadas.

Em Abril de 2010 a empresa anuncia que 90% de sua energia necessária é derivada de energia eólica.

Em Agosto de 2013, foi disponibilizado o projeto no Github para poder ser melhorado, e para quem quiser implementar seu próprio buscador.

Por apresentar apenas resultados de seu próprio índice, o Gigablast é o único mecanismo de pesquisa capaz de fornecer privacidade verdadeira [+].

Em 2016 um dos produtos para empresas era o Gigablast Web Search Appliance que indexava mais de 500 milhões de páginas web em um único servidor, podendo ser conectados em rede para um volume maior.

Recursos de erro de digitação, API, SEO, busca por diretório e outros são um dos muitos recursos do site de busca.

Em 2018, além da parte de pesquisa por imagens foi adicionado notícias, ao qual busca em vários sites e as listam de acordo com o idioma setado.

Segundo o site similarweb, nos últimos 3 meses de 2021, o site teve uma média de 184 mil visitas mensais.

Em parceria com a freenode foi criado o buscador private.sh que possui uma interface mais amigável além de ter recursos de criptografia e mais privacidade.

Brave

A Brave Software, empresa com sede em São Francisco, California (E.U.A), com site no ar em Outubro de 2015 inicia seu projeto com a mensagem "Esteja pronto para uma internet segura, rápida, limpa e melhor".

Em 2016, nas palavras do CEO Brendan Eich, a fim de consertar a web (principalmente referente ao uso dos dados dos usuários por big techs em relação a anuncios), lança-se um novo navegador e uma nuvem privada conectada com anuncios anonimos..."somos uma plataforma ad-tech baseada em navegador, com alta precisão e privacidade".

O navegador Brave já nasce com bloqueio de scripts, propagandas e rastreados (cookies), além de redirecionamento para HTTPS embutido através do HTTPS Everywhere. Disponível para plataformas iOS, Android e Desktop Windows e Linux. Por ser de código fonte livre, é disponibilizado no Github para aprimoramento da comunidade.

Com 49 milhões de usuarios mensais, e com 16 milhões de usuarios ativos diários, em Fevereiro de 2022, o navegador Brave é o pioneiro em monetização de anuncios por meio de criptomoeda utilizando o token BAT e carteira de tokens nativa.

Em março de 2021 a Brave Software anuncia a aquisição da Tailcat, o mecanismo de pesquisa aberto desenvolvido pela equipe anteriormente responsável pela pesquisa de privacidade e produtos de navegador da Cliqz, uma holding da Hubert Burda Media. Tailcat torna-se então a base do Brave Search. O mecanismo de busca Tailcat é construído sobre um índice completamente independente, capaz de fornecer a qualidade que as pessoas esperam, mas sem comprometer sua privacidade. A Tailcat não coleta endereços IP nem usa informações de identificação pessoal para melhorar os resultados da pesquisa.

O Brave Search, ainda em versão beta, está sendo desenvolvido de acordo com os princípios: não rastreia ou perfila usuários; atende primeiro ao usuário, não aos setores de publicidade e dados; opções para pesquisa paga sem anúncios e pesquisa suportada por anúncios; independente: conta com contribuições anônimas da comunidade para melhorar e refinar o buscador; transparente: sem uso de métodos ou algoritmos secretos para influenciar os resultados, e por fim software livre. Em algumas consultas, a Brave pode verificar anonimamente os resultados de pesquisa próprios em relação aos resultados de terceiros e misturá-los na página de resultados. O Brave Search não compartilha, vende ou perde seus dados, pois os dados individuais não são coletados.


Agregadores

Searx

Trata-se de um mecanismo de metabusca gratuito na Internet que agrega resultados de mais de 70 serviços de pesquisa. Os usuários não são rastreados nem perfilados. Além disso, o searx pode ser usado no Tor para anonimato online.

Você pode instalar sua própria instancia bastando ter um servidor online ou utilizar uma instancia existente para realizar suas buscas.

PreSearch

O Pre Search é um mecanismos de pesquisa descentralizado e anônimo baseado em tecnologia blockchain, desenvolvido pela comunicade, que recompensa seus usuários. Ele aproveita o poder de vários dos principais mecanismos de pesquisa do mundo e outras fontes de dados para fornecer aos usuários uma experiência de pesquisa atraente que oferece ótimos resultados, além de ser resistente à censura.

Presearch também protege sua privacidade porque não rastreia você nem armazena suas pesquisas, e as consultas são tratadas por uma rede descentralizada de servidores de nós que processam consultas anônimas.

Como membro da comunidade Presearch, você ganha tokens de recompensa ao pesquisar, ao operar um nó e ao indicar outras pessoas para participar da plataforma.

A plataforma de staking de palavras-chave Presearch permite que os anunciantes façam lances em palavras-chave usando tokens PRE (a criptomoeda do sistema) para que seus anúncios sejam exibidos. Quem apostar ou comprometer mais tokens para uma palavra-chave terá seu anúncio exibido.

Os nós de pré-pesquisa podem ser instalados em qualquer computador ou servidor que suporte o Docker e fornecem os recursos de computação para alimentar o Presearch Engine. Esses nós em execução também são recompensados ​​com tokens PRE.

Mais informações de atualização no blog.

* colocado na seção agregador pois o indice ainda está em desenvolvimento

Million Short

A Million Short, propriedade da Exponential Labs Inc, fundado em 2012 com sede em Toronto-Canada, está comprometida em projetar tecnologia inovadora para redefinir a pesquisa na Internet. Ao criar uma busca diferenciada, fornece métodos alternativos para organizar, acessar e descobrir a vasta teia de informações na Internet.

Começando como um buscador experimental, na verdade um mecanismo de descoberta, o projeto tem por meio eliminar dos resultados até 1 milhão de sites populares e de topo para que os usuários possam explorar novos conteúdos. Esse foi o recurso que mais me chamou atenção, caro leitor, pois sites que eram ignorados pelas BigTechs agora podem ser explorados reduzindo o "direcionamento de pesquisas".

Por meio de filtragem avançada e outros recursos exclusivos, coloca-se o controle de volta nas mãos do usuário, além do respeito à privacidade destes.

À medida que a velha guarda do Vale do Silício continua se mostrando indigna da confiança do público, o buscador estará trazendo mais opções, mais transparência, mais segurança e mais variedade para a comunidade da Internet.

O pensamento era que os mesmos sites populares (isso não quer dizer que popular é igual a irrelevante) aparecem repetidamente, o Million Short facilita a descoberta de sites que simplesmente não chegam ao topo dos resultados do mecanismo de pesquisa por qualquer motivo ( SEO ruim, novo site, orçamento de marketing pequeno, palavras-chave competitivas, etc.). A maioria das pessoas não olha além da 1a página ao fazer uma pesquisa e agora não precisa mais.

Duck Duck Go !

O buscador nasceu em 2008, porém apenas em 2010 implementou as pesquisas de modo anônimo, isso significa que ele não utiliza seu histórico de busca. Com apenas 1 funcionário, no final de 2011 "sai do porão do Gabriel e abre sua fortaleza em Paoli", no Condado de Chester no Estado da Pensilvania.

Em 2012 redesenha o layout. Sai de 1 milhão de pesquisas por dia em 2012 para 3 milhões em 2013.

Em 2014 a empresa atinge 10 empregados e redesenha o motor de busca com um olhar refinado e respostas inteligentes. A Apple inclui também o buscador no navegador Safari, e a Mozilla inclui a opção busca integrada no navegador Firefox.

Em 2015 atinge 10 milhões de buscas por dia, em Novembro de 2017 passa para 20 milhões.

Em Janeiro de 2018 aumenta o leque de produtos para privacidade: novo aplicativo móvel e extensão para a maioria dos navegadores.

Em 2019, o DuckDuck Map é aprimorado em parceria com a Apple também de modo anônimo para buscas locais provendo mais privacidade.

Em Fevereiro de 2019 alcança a marca de 1 bilhão de pesquisas no mês.

Em 2021 a empresa doou $1 milhão para 22 organizações para espalhar sua visão de privacidade.

Não possui engine própria, utiliza dados de mais de 400 fontes, incluindo Wikipedia, Google, principalmente o Bing, para entregar uma melhor experiência.

A empresa conta com o blog spreadprivacy com várias dicas de segurança.

O primeiro site de busca com privacidade em seus princípios é o DuckDuckGo.

StartPage

Fundado em 2006 nos Países Baixos, o serviço StartPage nasce como o primeiro mecanismo de pesquisa privado com a missão de aumentar a conscientização e proteger o direito mundial à privacidade das pessoas.

A Startpage.com é de propriedade de uma empresa holandesa, liderada e operada a partir de sua sede em Haia, na Holanda, além disso, faz parte da System1, uma empresa de capital aberto com sede nos Estados Unidos.

Os dados são regidos segundo a lei europeia de proteção de dados (GDPR), portanto é um site seguro referente à privacidade.

Para melhorar a navegação o site implementa extensões para navegadores Chrome e Firefox ajudando a bloquear possíveis rastreadores.

Ecosia

Iniciado em Dezembro de 2009, Berlim (Alemanha), Ecosia é um motor de busca baseado no Bing que doa cerca de 80% de sua receita para o reflorestamento. A cada busca realizada você contribui com o projeto.

Foram mais de 144 milhões de árvores plantadas em diversas regiões do mundo, de várias espécies, ao longo de sua história, inclusive no Brasil.

São mais de 15 milhões de usuarios utilizando o buscador. O site não está disponível em português, porém você pode optar por ingles ou espanhol.

Você pode acompanhar as informações financeiras com valores em euros utilizados em cada país por mês de forma transparente.

Diferente de outros buscadores, o projeto não guarda seus dados permanentemente (anonimiza todas buscas dentro de uma semana), além de não vender dados para terceiros todas as pesquisas são encriptadas.

Baixe o aplicativo para IoS/Android ou as extensões para seu navegador.

MetaGer

Com início do projeto em 1996, o MetaGer é um meta buscador baseado na Alemanha que agrega informações do Bing, Yahoo!, Yandex dentre outros que também possui um web crawler.

Possui a vantagem de pode abrir um link direto pelo proxy anonimamente.


Outros

Buscadores de menor relevância

O Gibiru é outro buscador com resultados sem censura, possuindo aplicativo para android e iOS e navegadores.

O Oscobo agrega resultados do Yahoo/Bing de forma anonima.

O Andi Search é um buscador baseado em assistente utilizando inteligência artificial para obter resultados aprimorados.

O serviço One Search é do Yahoo! e é baseado nos resultados do Bing/Yahoo!, apresenta uma interface bonita e seus resultados parecem com uma mistura do Google com Bing. Oferece pesquisa anônima e os resultados são deletados após um tempo. Recomendado para quem utiliza um dos dois serviços.

O Search Encrypt [url clones SearchEncrypted e Encrypted Search Org] também utiliza o Bing e oferece link para os outros buscadores. A URL buscada aparece encriptada.

O EntFer é um buscador com índice pŕoprio que deixa o usuario classificar a relevancia do resultado, isto é, ordenar sites que deveriam aparecer primeiro ou baixar aqueles que não são relevantes (em ingles).

O Plumb One é um novo mecanismo de pesquisa com índice próprio com 2 bilhões de paginas. Uma maneira de encontrar mais do que está na Web sem ser rastreado, monitorado ou vigiado enquanto você navega. O Plumb permite que você descubra com segurança, pesquise sem ser observado e obtenha resultados de mais da Internet (poucos resultados e somente em inglês).

O Pete y Vid é um buscador específico para audio e video.

Com dedigger busque arquivos públicos no google drive.



Fontes:
https://restoreprivacy.com/private-search-engine/
https://seirdy.one/2021/03/10/search-engines-with-own-indexes.html