Os Principais Navegadores Web

- Postado em Internet
Os navegadores surgiram no início dos anos 90, e vieram para ficar.

A linguagem HTML, inventada em 1993 por Tim Berners-Lee, revolucionou a troca de informações no mundo. A partir daí diversas tecnologias foram agregadas a fim de melhorar a experiência de navegação.

O site W3Counter publica um resultado mensal de uso dos navegadores no mundo. Os dados são gerados pelos sites que utilizam o widget gratuito deles.
As métricas utilizadas no site StatCounter também é coletada por um widget gratuito, ao qual é disponibilizado para mais de 2 milhões de websites no mundo, com mais de 2 bilhões de visualizações mensais.

Verificamos comparando com a Figura 1 que os valores do navegador Chrome são quase iguais por volta de 61%. O Safari tem uma diferença de cerca de 2%. Os demais navegadores possuem diferenças nas suas posições: no statCounter o Firefox aparece em terceiro, porém no W3Counter aparecem o IE e o Edge.

Principais Navegadores


Google Chrome


O Chrome é o navegador do Google®. Ele também faz parte de seu sistema: o Chrome OS. O motor de renderização de páginas foi baseado no WebKit (desenvolvido pela comunidade de software livre) até a versão 27. Depois foi criado um fork do Webkit chamado de blink.

Teve seu lançamento em setembro de 2008, hoje é o navegador mais utilizado no mundo.

O aplicativo se aproveitou dos problemas dos outros navegadores e se destacou no mercado ganhando cada vez mais adeptos, principalmente devido a ter o Google como impulsionador, roubando usuários tanto do Firefox como do IE. O navegador conta com um leitor de PDF e tradutor integrado, além de possuir uma loja com mais de 150 mil extensões.

Atualmente o consumo de RAM é alto para hardwares mais modestos.

Safari


O Safari é o navegador da empresa Apple® Inc, também adotado como padrão em seu sistema operacional á partir do Mac OS X v10.3. Seu motor de renderização de layout é o WebKit baseado no engine KHTML do KDE.


O Safari suporta as tecnologias standards recomendadas pelo W3C como o HTML5 e o CSS3.

O destaque para o navegador vai para a busca inteligente de URL do histórico, e recursos gráficos interessantes.

Na questão privacidade além de aprendizado de máquina que impede o rastreio de dados de navegação por anunciantes, também conta com um isolador (tecnologia Sandboxing) de código malicioso garantindo a execução apenas numa aba evitando o travamento do navegador.

Mozilla Firefox


Firefox, projeto da Fundação Mozilla, é um software gratuito e de código aberto que implementava o padrão Gecko (de exibição de páginas web) até a versão 56. Teve seu surgimento por volta de 2004.


O navegador tem o destaque pelos inúmeros complementos, plug ins, temas e principalmente pela compatibilidade com as versões anteriores, poupando esforços para os desenvolvedores web.

Apelidado de raposa rápida ele foi um navegador bem veloz e estável até a versão 3.6. As versões subseqüêntes tiveram várias críticas devido as instabilidades freqüentes.

Por volta de 2011 com a introdução do Google Chrome no mercado o navegador começou a perder o market share.

Em novembro de 2017 aparece o Firefox Quantum, sendo a versão 57 com o layout remodelado e, engine nova chamada de Quantum ao qual a fundação prometeu ser mais de 2 vezes mais rápida que a versão de 6 meses antes, e consumir menos memória que o Chrome.

Por não possuir apelo comercial, o software parece ser o mais seguro no quesito privacidade.


UC Browser


Do grupo Alibaba, o navegador é desenvolvido pela companhia chinesa de internet móvel UCWeb. Lançado apenas como um browser em Java somente, atualmente está disponível para todas plataformas.


O navegador usa o serviço da nuvem para acelerar o carregamento de páginas.

É considerado por entidades sérias como um navegador inseguro. Para melhorar tal deficiência realizou uma parceira com a TrendMicro em 2013.

Internet Explorer e Edge


O IE é o navegador da Microsoft instalado por padrão nos sistemas operacionais Windows®, e durante muito tempo foi o mais utilizado no mundo.

Surgindo em agosto de 1995, é um programa gratuito que utiliza o padrão Trident de exibição de páginas.

O maior problema desse navegador está na questão da compatibilidade e adoção das standards, que é a maior dor de cabeça para quem projeta um site para as versões de 5 a 8, pois a cada versão renderiza a página de um jeito.

Em face a concorrência e a perda de mercado, a Microsoft melhorou a linha de seu navegador introduzindo as standards recomendadas pelo W3C, além de ser mais estável e mais veloz também possui suporte melhorado ao HTML5 e as CSS3. Essas melhorias foram implementadas a partir da versão 9. A versão 10  do navegador apareceu junto com Windows 8 e teve uma interface redesenhada para o S.O. A versão 11, lançada em outubro de 2013, foi a última atualização do navegador.

O Edge é a nova aposta da Microsoft. Surgiu em Julho de 2015 vindo junto com o Windows 10. Possui os motores EdgeHTML (reformulação do Trident), e o Chakra mecanismo para JavaScript. Apesar de ter vários recursos bacanas ainda não pegou no gosto dos usuários.

Opera



O Opera surgiu em meados de 1994 em um projeto restrito, porém a versão pública só foi liberada em 9 de dezembro de 1996. Ele é um navegador gratuito, leve e rápido.


Desde sua concepção é um navegador que trabalha com os padrões especificados pelo W3C. Seu motor de exibição (renderização) de páginas se chamava Presto até 2013 (para FreeBSD ainda disponível) quando foi alterado para Blink.

Possui um VPN gratuito inserido no navegador ajudando na privacidade dos usuários. Também conta com um bloqueador de anuncios nativo. Um ponto positivo é um recurso de economia de bateria estendendo até 50% o uso do laptop.


Fontes
https://web.archive.org/web/20161015154423/http://www.informaticaeonossoponto.com.br/index.php/tutoriais/navegadores
https://olhardigital.com.br/video/navegadores-de-internet-qual-o-melhor/79477
https://www.opera.com/pt-br
https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox
http://pt.ucweb.com
https://www.apple.com/br/safari
https://en.wikipedia.org
https://support.microsoft.com/en-us/help/4028118/windows-run-the-latest-version-of-internet-explorer-11
https://www.google.com/chrome/