terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Erro Programa IRPF2014

Ter que declarar rendimentos é muito burocrático não ? Pois é, em 2014 tive um problema para efetuar a retificação. Ocorreu o seguinte erro ao clicar no botão enviar:

ERRO! Validador IRPF 2014
A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA. R01B - O NÚMERO INFORMADO NA DECLARAÇÃO É DIFERENTE DO QUE CONSTA NO RECIDO DE ENTREGA DA ULTIMA ENVIADA. CORRIJA O NÚMERO INFORMADO, GRAVE NOVAMENTE E TRANSMITA A DECLARAÇÃO


Os dados foram preenchidos igualzinho como constava no eCAC. Reinstalei o software do zero, java e tudo mais, e preenchi novamente mas o erro continuava. Olhei os erros no site da receita mais não tinha nenhuma referência ao erro mencionado. Cheguei a ir em uma agência da receita para verificar, mas eles não puderam me ajudar, apenas me passaram o número do suporte do programa.

Uma semana verificando os arquivos do programa instalado, e os arquivos da entrega anterior, descobri o erro. Em um dos XML (arquivo ao qual os dados do usuário é armazenado) estava com uma chave inválida (creio que tenha sido a chave do CPF). Apaguei a chave, e consegui enviar.

O programa nem consultava a base de dados da receita, ele realizava a validação localmente, e isso é um bug não documentado.
Reações:
Categorias:

2 comentários:

Arnaldo M. disse...

Olá, Fabiano. Estou com o mesmo problema no IRPF 2015. Como faço para analisar esses xml?? Como descubro se há chaves erradas?? Tô preso nisso há mais de 5 meses!!!

Fabiano Santos disse...

Arnaldo tudo bom?
Então, você pode ir em C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2015\aplicacao\dados e editar o arquivo iddeclaracoes.xml (clique com botão direito -EDITAR - ou selecione o Bloco de Notas para abrir). No arquivo ache a tag <item cpf="... e apague seu CPF e salve. Abra o programa novamente e tente enviar. Se não conseguir, antes de editar o arquivo novamente, faça uma cópia, e tire os dados que estão entre as aspas.

Espero ter ajudado. Boa sorte.