Meu HD da Seagate 1TB deu páu !

- Postado em Hardware
De repente aparece uma mensagem do Windows avisando para fazer backups dos arquivos do HD, pois foi detectado um erro grave no disco. Fiquei espantado ! Pensei melhor e entendi: algumas vezes ao abrir uma pasta o sistema demorava para mostrar os arquivos. Não tinha nem 3 meses que o tinha comprado ...

Procurei algumas informações sobre o assunto na web e identifiquei que algumas pessoas tiveram o mesmo problema que eu.

Descrição do HD
  • Capacidade: 1 Terabyte;
  • Linha: Barracuda 7200.12;
  • Firmware: CC38;
  • Nome: ST31000528AS;

Não faça isso sem ter o backup do disco ! Acessei o site do fabricante e descobri que havia uma atualização de firmware (CC46). Baixei o update, executei, a máquina reiniciou e começou a intalar... Beleza, até que melhorou um pouco (ficou mais rápido !).

Uma última tentativa antes de tentar devolver o HD era baixar o SeaTools, uma ferramenta disponibilizada pela fabricante para correção de falhas no disco rígido.

No SeaTools dois testes foi o suficiente para detectar o erro: o Controle Smart e o Teste Automático da Unidade (anote os códigos dos erros). Identificado falha nos setores, o firmware do HD atua não deixando gravar nesses setores, ao invés disso ele grava numa área especial não compromentendo os dados.

Minha máquina está em Dual-Boot (Seven/Ubuntu 10.10), entrei no Ubuntu no modo normal e nenhuma mensagem apareceu (também o HD com problema nem foi detectado !). Fiz logoff e entrei como root, a mensagem apareceu e até com mais informações detalhadas.

Dois dias depois fui na Santa Ifigênia tentar trocar o HD. Sem sucesso ! Só com o fabricante. No site do fabricante verifiquei a garantia... tudo certo, mas para devolução é necessário embalar o HD com algumas embalagens que até o momento não tive tempo de procurar ... depois continuo ...

Dia 27/02/11 fui ao site do fabricante e fiz o pedido (apenas a requisição via web - que informa o número do pedido: criar pedido).

Acessei o link que contém as instruções antes do envio necessário cópia do rg e cpf, e duas cópias do formulário com assinatura: garantia brasil. Para embalar o HD assim como outro colega (comentado em um fórum) o coloquei numa caixa de sapato com saco-bolha, o 'plástivo blindado' e bastante papelão para segurar dentro.

Meu irmão quem levou o embrulho no correio. E quase um mês depois (por causa do carnaval) - dia 28/03/11 - chega o HD novinho em casa.

Aí é só alegria... Se nada de errado estiver com o HD... sugiro verificá-lo com o SeaTools para ver se não há problemas antes de passar seus dados para ele.

Um adendo: me retornaram um HD SATA 3 modelo ST31000524AS. Utilizo o HD numa placa mãe que suporta apenas a versão 2, funcionando assim na compatibilidade do SATA 2.

Fim.
Tags: