Dicas para comprar um notebook bom e barato

- Postado em Compras
São tantas opções que fica difícil saber qual comprar.

O que deve ser avaliado?

  •  processador - dependendo do nível de atividade exigido este componente é fundamental.
  • memória - prefira os que vem com no mínimo 4GB.
  •  placa grafica - se você for trabalhar com recursos multimídia e jogos prefira os que vem com placa de vídeo dedicada. 



Os modelos de notebook menores possuem nivel de processamento menor e até a falta de algumas conexões ou acessórios como drive de DVD, porém a duração da bateria é melhor devido ao baixo consumo de energia.

Os modelos maiores usam mais bateria por justamente terem maior capacidade de processamento.

Item novo
Antes de comprar verifique se já tem review no Youtube de alguém que comprou, se há alguma reclamação e em caso de dúvida envie email para a loja que você deseja comprar.

Os notebooks da Intel são mais vendidos no Brasil.

Processadores
Atom - são bem fraquinhos, é indicado para ipads.

Celeron - É o primeiro nível de processador para computador e notebook, ele é indicado para aquelas pessoas que utilizam apenas para ouvir música, assistir DVD, navegar na internet e trabalhar com o pacote Office (disponível na versão dual core e quad core).


Pentium - Possui um pouco mais de recurso que a versão anterior, contando com a parte dos gráficos mais avançado (disponível na versão dual core e quad core).

Intel Core 2 Duo - São processadores com 2 núcleos, porém foram mais utilizados em versões mais antigas de notebooks (2007-2012). O desempenho é mediano.

Intel Core I3, I5 e I7 - É a linha de processadores Top da Intel. O I3 é o mais simples, seguido pelo mediano I5, e por último, o mais poderoso I7. Nesse caso há diferenças entre as gerações dos processadores, atualmente estamos com o início da 6ª geração no mercado. Isso quer dizer que você deve saber qual a geração do processador vem com seu notebook, pois há uma diferença enorme em processamento e uso de energia.

Você pode economizar, ao invés de comprar um notebook com Intel Core, adquirir um com Pentium Quadcore, e adquirir uma placa de video dedicada se você joga, pode ser mais vantajoso.

Resolução da tela
Prefira notebooks com pelo menos 1280x800 de resolução, se puder adquirir um com 1920x1080 (full HD melhor). Não adianta sua tela ser grande 17, 20 polegadas e a resolução ser baixa.

Peso
Aqui é um problema, pois se você quiser um notebook fininho e que pese pouco você não vai gastar menos de R$2500, senão mais. Os modelos abaixo deste preço possuem processadores mais simples. Além disso, tem os com HD SSD que são muito caros, porém são mais leves, e entregam velocidades acima de um HD normal.


Item usado

Já pensou em comprar um produto usado?

Você pode economizar uma boa grana e por sorte conseguir um bom notebook. Os sites Enjoei e MercadoLivre oferecem aos anunciantes, uma plataforma de vendas online, e para o cliente, o pagamento é feito de maneira segura, o dinheiro é liberado para o vendedor apenas quando mercadoria chegar. No MercadoLivre, sugiro que selecione seu estado, e em seguida, melhores vendedores, assim você terá a certeza da pessoa que está lhe vendendo. Desconfie de produtos muito baratos. Sempre pergunte antes de comprar.

Indico que no mínimo seja um processador da Intel Core 2 Duo 2GB de RAM e 80 GB de HD.

Sugiro que utilize o filtro primeiro pelo processador, em seguida, veja o preço.