Usar ou Não Usar o Linux ?

- Postado em Linux
Quero migrar para o Linux, mas vou conseguir me adaptar ?
Consigo acessar o Youtube, Redes Sociais e meu banco normalmente ?
E como fica a instalação de programas, é necessário usar a linha de comando ?
Consigo jogar no GNU/Linux? E tem vírus ?

Essas são algumas de muitas perguntas quando se trata do mundo GNU/Linux.
As pessoas conhecem o sistema operacional como apenas Linux, porém Linux é apenas o núcleo do sistema. O termo correto é GNU/Linux.


Market Share de Sistemas Operacionais

Ainda verificamos que o sistema operacional ainda não é muito utilizado, veja a estatística de 2 sites logo abaixo (incluindo todos os dispositivos: mobile, tablet, pc e outros). Apesar do Android ser um sistema baseado em Gnu/Linux ele é muito utilizado em Smartphones e outros devices, em PCs e Notebooks sua representatividade é ínfima.


Verificamos nas imagens anteriores que o Gnu/Linux representa entre 0.8 e 1.09% das instalações. Por ser OpenSource, e não ter muito suporte as empresas não tem levado o sistema ao conhecimento dos consumidores.

Um mundo de distribuições

Antes de tudo, é necessário conhecer as principais distribuições mães.
A primeira e mais popular é a Debian ao qual ficou mais utilizada devido ao Ubuntu (uma ramificação filha, isto é, um sistema baseado no Debian).

Distribuição mãe Derivadas
Debian Ubuntu (e toda sua famíla*), Knoppix, Kanotix, Metamorphose, Linux Mint Debian Edition, LliureX, Elive
Red Hat CentOS, PCLinuxOS, Fedora, Mageia, OpenMandriva, Oracle Linux, ClearOS
Slackware OpenSuse, Wifislax, Plamo, Burapha, VectorLinux
Arch Manjaro, Chakra, Parabola, Artegos, VeltOS, MorpheusArch
Gentoo ChromeOS, Sabayon, Pardus, Pentoo
* entende-se toda família como Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu e seus derivados como ZorinOS, ElementaryOS, Linux Mint dentre outros. Acesse a linha do tempo das distribuições para ter uma visão completa.

Após selecionar uma distribuição, você escolhe uma ou mais dentre as várias interfaces: Gnome, KDE, XFCE, Cinnamon, Mate, Pantheon, Deepin, Unity e etc.

É necessário testar pra se adaptar. Para computadores com poucos recursos, como sugestão, temos o Xubuntu, pois além de ter uma interface bonita, é leve.

Com relação as distribuições mais utilizadas, segundo o site DistroWatch (que mostra a popularidade das distribuições e notícias atualizadas de cada uma delas), as 5 mais populares são: Manjaro, Mint, Ubuntu, Debian e Elementary.

Cada distribuição tem seu estilo e público. O Ubuntu, por exemplo, possui uma vasta documentação e uma boa base de usuários que garante suporte para usuários iniciantes devido ao grande número de artigos, tutoriais e vídeos gerados pela própria comunidade.

Para quem gosta de um ambiente similar ao Windows pode testar o ZorinOS. Outras distribuições bacanas LinuxMint, PCLinuxOS e o MetamorPhoseLinux (brasileira).

Programas Similares para Sistema Linux

A evolução dos softwares portados para o Linux ou alternativas já são bastantes. Para programas de aspéctos gerais você não sentirá falta.
Windows Gnu/Linux
Photoshop GIMP
MS Office LibreOffice, WPS Office, Caligra Suite, OnlyOffice
Adobe Illustrator Inkscape
InDesign Scribus
Nero Burning K3B
Maya Blender
Outlook Thunderbird
Windows Media VLC, SMPlayer

FAQ Mínimo

A questão do vírus no sistema, existe sim. A diferença é que no Windows você executa um programa e na maioria das vezes faz o download de fontes não confiáveis. No Gnu/Linux, há repositórios e neles não há virus. A própria comunidade ajuda o sistema ser livre, pois são pessoas com um conhecimento mais avançado em informática.

No caso do Android, há bastante vírus, e isso, em decorrencia do grande número de usuários iniciantes que clicam e executam tudo sem o conhecimento mínimo.

Como o Windows é de código fechado, as atualizações demoram para serem disponibilizadas, ao contrário do Gnu/Linux que possui uma imensa massa de desenvolvedores corrigindo e atualizando softwares diariamente.

Com relação ao acesso a sites como redes sociais e banco, tudo que é feito no Windows pode ser realizado nesse sistema. Temos vários navegadores disponíveis. Caso precise executar alguma coisa do Windows, você pode usar o emulador Wine ou mesmo instalar o Windows no Virtualbox.

Com relação as placas gráficas, o sistema Gnu/Linux é mais compatível com as da NVIDIA.

Jogos é possível sim. Há vários títulos no Steam, você não vai encontrar todos, mas boa parte tem.

Travamentos no Gnu/Linux? Dependendo da distribuição, isso dificilmente ocorre. Você irá notar essa diferença quando usar o sistema comparando com o Windows.

A respeito da linha de comando, quando você se acostumar a instalar programas e atualizar o sistema por meio dela, notará a praticidade que isso lhe proporcionará.

Depois que você aprende um pouco sobre o sistema gosta de sua filosofia - ser livre.

Você irá notar a possibilidade de customização e até criação de sua distribuição personalizada á custo zero.
Tags: