Erro Programa IRPF2014

- Postado em Economia

Ter que declarar rendimentos é muito burocrático não ? Pois é, em 2014 tive um problema para efetuar a retificação. Ocorreu o seguinte erro ao clicar no botão enviar:

ERRO! Validador IRPF 2014
A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA. R01B - O NÚMERO INFORMADO NA DECLARAÇÃO É DIFERENTE DO QUE CONSTA NO RECIDO DE ENTREGA DA ULTIMA ENVIADA. CORRIJA O NÚMERO INFORMADO, GRAVE NOVAMENTE E TRANSMITA A DECLARAÇÃO.

Os dados foram preenchidos igualzinho como constava no eCAC. Reinstalei o software do zero, java e tudo mais, e preenchi novamente mas o erro continuava. Olhei os erros no site da receita mais não tinha nenhuma referência ao erro mencionado. Cheguei a ir em uma agência da receita para verificar, mas eles não puderam me ajudar, apenas me passaram o número do suporte do programa.

Uma semana verificando os arquivos do programa instalado, e os arquivos da entrega anterior, descobri o erro. Em um dos XML (arquivo ao qual os dados do usuário é armazenado) estava com uma chave inválida (creio que tenha sido a chave do CPF). Apaguei a chave, e consegui enviar.

O programa nem consultava a base de dados da receita, ele realizava a validação localmente, e isso é um bug não documentado.

Tags: